Shampoo para cada tipo de cabelo: como escolher o seu

Cada tipo de cabelo apresenta características e problemas diferentes, exigindo tratamento específico. Lavar os cabelos corretamente é fundamental para a saúde do fio e do couro cabeludo, e o tipo de shampoo influencia muito. 

Não apenas cada tipo de cabelo, mas também cada couro cabeludo tem suas necessidades específicas. Além disso, muitos fatores são essenciais: idade, etnia, sexo, estilo de vida e a frequência com que o cabelo é lavado. 

Mesmo o uso de um shampoo muito diferente do que o seu tipo de cabelo precisa pode causar problemas. As formulações de shampoos possuem pHs específicos para promover o tratamento adequado. 

Por exemplo, o shampoo para cabelos oleosos usado por uma pessoa com cabelo seco tornará o cabelo ainda mais desidratado, quebradiço e difícil de pentear. 

Por isso, Confira este artigo para entender como escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo.

Selecionamos algumas dicas para você de secadores de cabelo com difusor.

Cabelos oleosos

Cabelo oleoso é muito comum entre as mulheres e requer shampoos com pH mais neutro, próximo a 7. Você encontra esse tipo de informação na embalagem. 

Esse nível de pH garante que o excesso de ácidos graxos produzidos pelo couro cabeludo (que confere o aspecto oleoso e sem volume) seja neutralizado, obtendo-se maior volume e limpeza.

Outro ponto para quem tem esse tipo de cabelo é ver se ele não remove muito oleosidade, causando um efeito rebote. Quando retiramos completamente o óleo do couro cabeludo, nosso organismo se defende produzindo sebo em maior quantidade.

Como os cabelos oleosos acabam sendo lavados muitas vezes, vale a pena investir em shampoos nutritivos por isso, escolha aqueles que contenham aminoácidos e proteínas para proteger o cabelo.

Aprenda a reparar seu cabelo danificado com estes passos simples.

Cabelo seco

O cabelo seco é mais poroso, perdendo seus nutrientes com mais facilidade. Portanto, eles precisam ser hidratados e nutridos. 

Dê preferência um shampoo com vitamina E e óleos vegetais em sua composição, como óleo de argan, óleo de abacate ou manteiga de karité. 

Produtos com silicone parecem ajudar, mas não têm uma ação tão profunda quanto esses aminoácidos. O silicone é um composto que permanece no cabelo apenas enquanto os óleos penetram nas camadas mais profundas.

Para combater a porosidade, você também precisa de shampoos com o pH certo. Nesse caso, deve ser o mais ácido, ou seja, menor que 7.

Esse pH ajuda a manter as cutículas do cabelo unidas e deixa os cabelos com maior maciez e brilho. Além disso, vai tornar o seu cabelo mais fácil de pentear.

Cabelo misto

Cabelo misto é aquele em que a oleosidade do couro cabeludo não se espalha ao longo dos fios. Isso é muito comum em cabelos cacheados e ondulados, cuja estrutura irregular impede esse processo. 

Mas, também pode ocorrer em cabelos que passaram por processos químicos.

Nestes casos, o shampoo precisa ter uma atuação especial: deve limpar profundamente o couro cabeludo sem ressecar os fios. Para isso, óleos mais leves são usados ​​entre os ingredientes, como o óleo de maracujá.

Por fim, a escolha do shampoo correto faz toda a diferença na saúde do seu cabelo e seu seu couro cabeludo.

E então, você sabe escolher o seu?

Separamos também o melhor shampoo limpeza profunda e analisamos para você.

Deixe um comentário