Saúde dos fios: como saber se você precisa de uma hidratação no cabelo

Você sabe identificar quando precisa de hidratação no cabelo? Bem, se você não sabe, você vai aprender hoje!

Existem muitas incertezas em torno das reais necessidades de cada cabelo e saber identificar o que que seu fio precisa pode não ser fácil. A grande maioria, só porque não sabe o que seu cabelo precisa, acaba gastando muito com produtos que, naquele momento, não são úteis. 

E é por isso que muitas vezes achamos que certos produtos não são bons ou que nossos fios estão acostumados com eles. Então, continue lendo para aprender a identificar quando você precisa fazer uma hidratação no seu cabelo.

Todo cabelo precisa de hidratação

Primeiramente, vamos deixar um fato: todo cabelo precisa de hidratação. Não importa qual seja o seu tipo de fio, se é liso, cacheado, ondulado ou crespo, a hidratação é sempre uma rotina de cuidados básico. Não adianta nutrir e reconstruir sem antes hidratar.

Só para comparar: todo mundo precisa de alimentos de boa qualidade nutricional, certo? Mas nenhum alimento pode suprir a falta de água, pois, sem a água, o corpo deixa de funcionar. Com o cabelo é a mesma coisa. Como tudo em nosso corpo, o cabelo precisa de água.

A reposição da água, que é sinônimo de hidratação, deve ser feita regularmente e com máscaras simples, já que a reposição da água não é uma tarefa muito difícil, certo?

Saiba qual vai ser o melhor corte de cabelo do ano.

Como identificar que o cabelo precisa de hidratação?

É mais fácil do que você imagina: primeiramente, olhe para o seu cabelo. Se ele estiver seco e sem brilho, então, ele precisa de hidratação.

Toque seu cabelo e ouça o “som” que ele emite. Quando você esfrega entre os dedos, o som é “áspero”, é como se estivesse esfregando um canudo, e quanto mais seco o cabelo estiver, mais intenso será o som. Quando o cabelo, por outro lado, está hidratado, o som é suave, quase imperceptível.

Você também pode observar sua textura, que no cabelo seco é áspera, enquanto no cabelo hidratado, a textura é lisa, e o cabelo parece deslizar.

Quanto às características, observa-se que o cabelo hidratado não é rígido. É flexível e facilmente manuseado sem quebrar. A flexibilidade tem muito a ver com a reconstrução. Imagine que o cabelo é uma casa sendo construída. A reconstrução é o cimento, os tijolos são a nutrição e a água é a hidratação. 

Para que o cimento seja usado para “grudar” nos tijolos, ele precisa ser hidratado antes, caso contrário, fica duro (por isso, antes de qualquer reconstrução o cabelo deve ser hidratado). Por isso, utilize produtos que reabastecem, retêm e absorvem a água para que a umidade seja retida dentro da fibra capilar.

Descubra no nosso artigo qual o melhor creme para cabelo crespo.

Qual é a frequência correta para fazer hidratação no cabelo?

A regra geral é que o cabelo precisa ser hidratado semanalmente, mas isso pode variar devido à intensidade dos danos. Por exemplo, cabelos muito danificados precisarão aliar hidratação com reconstrução e nutrição. Um cabelo sem danos precisará de menos hidratação, menos nutrição e reconstrução ocasional.

Um cronograma capilar básico consiste em seis hidratações, três nutrição e uma reconstrução. Cada processo é feito em dias alternados (terça, quinta e sábado, por exemplo). Para que essa rotina de tratamento funcione, você deve primeiro criar um cronograma de tratamento semanal e segui-lo.

Sugestão de Cronograma Capilar 

  • Primeira semana: Hidratação/Hidratação/Nutrição
  • Segunda semana: Hidratação/Hidratação/Nutrição
  • Terceira semana: Hidratação/Hidratação/Reconstrução
  • Quarta semana: Hidratação/Hidratação/Nutrição

Curtiu esse conteúdo? Compartilha com as amiga!

Deixe um comentário