Todos nós ouvimos que a queratina é boa para o cabelo. Dizem que ele recupera os fios do cabelo, ajuda a suavizar as pontas duplas e elimina o ressecamento.
Nada disso é mentira, mas esse nutriente é muito mais do que isso.
Seus poderes fazem um verdadeiro tratamento capilar, recompondo a fibra danificada pelo secador, pelo sol, pelo excesso de química, entre outros.
No entanto, com o aumento da quantidade de tratamentos e produtos disponíveis no mercado, é fundamental que você tenha conhecimento suficiente sobre como escolher os produtos certos para o tipo de dano que seu cabelo está enfrentando.
Por isso, neste artigo você vai entender um pouco de como funciona a queratina e quando usar.
O que é queratina?
É uma proteína fibrosa composta por mais de vinte aminoácidos, dentre eles: ácido aspártico, ácido glutâmico, alanina, arginina, asparagina, cisteína, fenilalanina, entre outros.
O cabelo contém água, lipídios e proteínas, que correspondem a mais de 90% do fio e a queratina é uma parte importante de sua composição.
São as fibras de queratina presentes no córtex capilar que são as maiores responsáveis pela força, elasticidade, bem como forma e resistência dos fios.
A fibra capilar é bastante resistente. Quando o cabelo está saudável, é preciso muita pressão para quebrar a fibra natural. Porém, quando os fios sofrem algum dano, eles podem ficar quebradiços e fracos..
A cutícula dá brilho ao cabelo e, quando danificada, o cabelo perde sua maciez. Por isso, a saúde do cabelo depende do teor de umidade e da integridade dos fios.
Atualmente, o produto mais indicado e utilizado para reconstrução capilar é a Queratina hidrolisada ou Queratina líquida. O cabelo molhado e saudável estica cerca de 40% a 50%, voltando ao normal sem quebrar.
Confira os benefícios de usar o azeite no cabelo.
Queratina: como funciona no cabelo?
Uma das principais funções da Queratina é a proteção, pois envolve os fios com uma película, tornando-o mais resistente. Além disso, ela contribui para o brilho e a textura do cabelo.
Por ter baixo peso molecular, penetra rapidamente na fibra capilar, fortalecendo-a e reconstruindo-a.
A cisteína é o aminoácido que confere elasticidade ao cabelo. Devido às suas propriedades, ela tem sido amplamente utilizada nos últimos anos pela indústria cosmética, como parte da composição de produtos de beleza e higiene. Entre eles estão shampoos, condicionadores, cremes para cabelos, esmaltes, entre muitos outros.
Com o aumento das agressões externas, como poluição, poeira, raios solares, vento, produtos químicos, procedimentos agressivos como tinturas, observamos danos na estrutura do cabelo.
Isso se deve à eliminação da Queratina natural, causando quebra e enfraquecimento.
Quando aplicamos essa proteína no cabelo, estamos devolvendo toda a elasticidade e resistência que ela perdeu após os processos químicos. Além disso, promove a reconstrução da fibra e, consequentemente, deixa os cabelos mais fortes, brilhantes e macios.
Super indicada para mulheres com cabelos cacheados, que sofrem mais com ressecamento e aspecto opaco e espetado, ela também é capaz de eliminar o frizz e controlar o volume.
Tipos de queratina
A queratina tem alta penetração nos fios, ajudando a aumentar o brilho e o volume dos fios. Também melhora a hidratação e a aparência do cabelo.
Existem vários tipos de queratina: queratina líquida, queratina hidrolisada, queratina hidrogenada, queratina vegetal e queratina animal.
Quando usar?
O cabelo já possui Queratina, mas por conta das agressões diárias (coloração, poluição, descoloração, cloro, raios solares, etc.), acaba perdendo essa proteína.
Seja o sol, seja o ressecamento e alisamento do cabelo ou simplesmente a poluição, diversas agressões fazem com que as escamas superficiais do cabelo se abram e deixem a camada interna exposta, resultando em perda de água, nutrientes e, claro, queratina.
Assim, a quantidade dessa proteína que existe naturalmente no cabelo é perdida, deixando o cabelo mais frágil.
Se seus fios estão ficando fracos, danificados e elásticos, então você precisa começar a fazer a reconstrução para repor essa proteína no cabelo e dar-lhe uma aparência bonita e saudável novamente.
Em comparação com outros tratamentos, a reconstrução é a etapa mais potente do esquema capilar.
Em geral, para cabelos saudáveis, você deve usar a Queratina uma vez a cada 15 dias. Se o seu cabelo não tem tanta necessidade de cuidados, você pode aplicá-la a cada 20 dias.
Contudo, se o seu cabelo estiver em estado crítico, muito quebradiço e elástico, deve fazer um tratamento semanal de queratina.
Por fim, se você tiver dúvidas se seu cabelo precisa desse tratamento, consulte seu cabeleireiro.