Para que serve o ácido mandélico e como ele pode transformar sua pele

O mundo do skincare está recheado de ativos maravilhosos e que fazem verdadeiras mudanças em nossa pele. Um desses ativos mais famosos atualmente é o ácido mandélico, que tem a função de promover uma pele mais nova e saudável e resolver problemas como acne e hiperpigmentação.

Sim, parece um sonho em forma de produto facial mas ele existe e pode ser encontrado, inclusive, com preços acessíveis em marcas de ótima qualidade.

Mas, se você está se perguntado o que realmente o ácido mandélico pode fazer pela saúde da sua pele, role para baixo e confira.

Qual a função do ácido mandélico?

O ácido mandélico é naturalmente derivado de amêndoas amargas e funciona esfoliando suavemente a pele. O ácido mandélico é um alfa hidroxiácido (AHA), que são ingredientes naturais e sintéticos que proporcionam benefícios para o cuidado da pele que vão desde a esfoliação até o aumento da hidratação e firmeza.

Te ajudamos a entender o que procurar em um sérum para manchas escuras no rosto.

Como o ácido mandélico age na pele?

Ele afrouxa as ligações que prendem as células mortas na superfície da pele, permitindo que elas se desprendam de forma mais eficaz. O que diferencia o ácido mandélico de seus primos AHA é o tamanho de suas moléculas. 

Suas moléculas são maiores do que qualquer um dos outros alfa-hidroxiácidos usados ​​nos cuidados com a pele e têm o dobro do tamanho em comparação com o ácido glicólico.

Dessa forma, as moléculas maiores do ácido mandélico penetram na pele muito mais lentamente do que as moléculas menores. Essa absorção lenta significa que é muito mais suave e muito menos propenso a causar irritação.

Quais são os benefícios desse ativo?

O uso regular de ácido mandélico pode ajudar a melhorar muitos problemas de pele. Os resultados que você obtém como os de quase todos os ingredientes de cuidados com a pele, cumulativos. Quanto mais tempo você usá-lo, melhores resultados você verá. 

Além disso, dentre seus principais benefícios estão:

Esfoliantes: 

O ácido mandélico é um esfoliante químico, o que significa que remove camadas de células da pele mais velhas através de uma reação com a pele (em vez de esfoliar por meio de esfoliantes abrasivos).

Listamos os melhores perfumes franceses para te ajudar a escolher o melhor.

Promove a renovação celular: 

Ao liberar células da pele presas na superfície, ele trabalha para aumentar a renovação celular, reduzindo a aparência de danos à pele ou acne.

Clareia a pele: 

A pele esfoliada parece mais brilhante, assim esse ingrediente age, fortalecendo a pele para que ela permaneça dessa meneira, com o uso contínuo.

Reduz a hiperpigmentação: 

O aumento da renovação celular e as propriedades esfoliantes significam que o ácido reduz a aparência de marcas escuras e danos causados ​​​​pelo sol. 

Escolhemos o creme para cabelos cacheados ideal para você.

Promove a produção de colágeno

O ácido mandélico também melhora a aparência da pele porque promove a produção de colágeno, que é a principal proteína encontrada na pele e no tecido conjuntivo.

Suaviza os sinais de envelhecimento

Ele também é um tratamento suave para o envelhecimento da pele. Pode ajudar a suavizar as linhas finas, e o uso a longo prazo pode ajudar na firmeza e elasticidade. No entanto, não reduzirá radicalmente essas linhas. Mas se sua pele estiver seca, alguns estudos mostraram que o ácido mandélico pode ajudar sua pele seca a produzir mais sebo ou óleo natural. 

Leia nosso artigo com as análises dos perfumes da marca boticário.

Como usá-lo:

Embora o ácido mandélico seja considerado suave em peles sensíveis, você deve conversar com um dermatologista antes de iniciar qualquer novo tratamento facial.

Caso você compre um produto com esse ingrediente, comece com uma porcentagem menor e vá subindo lentamente para permitir que sua pele se acostume com o AHA. Você terá menos efeitos colaterais dessa maneira.

Esse é o tipo de produto geralmente é usado à noite. Sendo assim, use protetor solar diariamente. Qualquer peeling ou produto AHA pode tornar sua pele mais sensível ao sol. Ao usar qualquer tipo de produto esfoliante ou fazer peelings, você deve usar FPS 30 ou superior todos os dias para proteger sua pele dos efeitos nocivos do sol.

Efeitos colaterais do ácido mandélico

Existe o risco de efeitos colaterais ao usar qualquer produto de cuidados com a pele. Algumas pessoas podem usar ácido mandélico sem problemas, mas você deve parar de usar este AHA se sentir algum tipo de irritação, incluindo:

  • vermelhidão
  • inchaço
  • coceira

Ademais, não deixe de buscar orientação profissional para o tratamento adequado.

Por fim, o maior benefício do ácido mandélico é sua natureza suave. Outros AHAs e retinóides tópicos podem funcionar mais rápido e geralmente são mais eficazes, mas nem todos os tipos de pele podem lidar com esses produtos. 

Para tipos de pele mais sensíveis, o ácido mandélico é uma opção muito boa. Contudo, certifique-se de obter a aprovação do seu médico antes de adicionar qualquer coisa à sua rotina atual de cuidados com a pele.

Saiba quais são os melhores perfumes eudora similares aos importados femininos.

Deixe um comentário