O que procurar em um sérum para manchas escuras no rosto

Manchas escuras no rosto, também conhecidas como hiperpigmentação, são uma condição de pele incrivelmente comum e muitas mulheres (e homens também) sofrem com isso. Mas, a boa notícia é que existem maneiras de tratá-las.

Quando aplicado de forma consistente, o sérum certo combinado com um protetor solar, podem ajudar a reduzir algumas das causas mais comuns de hiperpigmentação da pele, incluindo aquelas causadas pela exposição à luz UV, inflamação e desequilíbrios hormonais. 

Trouxemos as melhores dicas sobre como remover, e prevenir, manchas escuras através de seu regime de beleza. Então, continue lendo e confira.

O que causa a hiperpigmentação?

A hiperpigmentação é causada por um aumento na produção de melanina, ou pigmento responsável pela cor da pele. Pode ocorrer por vários motivos, mas entre os mais comuns está a exposição ao sol. Os lentigos solares – também conhecidos como manchas solares ou manchas hepáticas – “são as pequenas manchas marrons que surgem de muita exposição diária à luz UV”, explica Mona Gohara, MD, dermatologista de Hampden, Connecticut. Estes são mais comuns em tons de pele mais claros.

Além disso, acne ou qualquer outra coisa que cause danos superficiais à pele (pense em cortes e arranhões) também pode levar à descoloração. Essas manchas escuras frustrantes deixadas para trás após a cicatrização de uma espinha ou ferida são chamadas de hiperpigmentação pós-inflamatória e tendem a ser mais comuns na pele mais escura (embora todos os tons de pele possam experimentá-la).

O melasma é outro tipo de hiperpigmentação, aparecendo em manchas marrons maiores no rosto, bochechas ou ao redor da mandíbula. Este tipo é comum com mulheres em controle de natalidade hormonal ou após a gravidez. Assim, acredita-se que eles resultem de hormônios, além de UV e luz azul.

Descubra os motivos que vão te fazer amar a rotina coreana de cuidados com a pele.

Como funcionam os corretores de manchas escuras

Para tratar manchas escuras no rosto, você deve usar ativos que clareiam e estimulam a renovação celular. Os corretores de manchas escuras geralmente funcionam de três maneiras diferentes: Primeiro, alguns interrompem a produção de pigmentos. Então, muitas vezes eles inibem a enzima tirosinase , que é uma enzima muito importante que é o primeiro passo na criação do pigmento. Os bloqueadores comuns da enzima tirosinase incluem vitamina C, ácido kójico, extrato de raiz de alcaçuz, ácido azelaico e hidroquinona.

Outros séruns de correção de manchas escuras contêm ingredientes, como niacinamida (uma forma de vitamina B), que impedem a transferência de melanina para as células da pele, bloqueando vários caminhos. Ou, alguns corretores de manchas escuras, como aqueles que contêm alfa e beta hidroxiácidos ou retinóides, incentivam o derramamento de células da pele velhas e descoloridas.

Quando você esfolia essa pele, porque geralmente os pigmentos estão na camada superior da pele, você acelera a remoção dessa (hiper)pigmentação.

Além disso, também ajuda procurar séruns para manchas escuras que contenham antioxidantes, como vitaminas C e E, pois evitam os danos dos radicais livres.

Como tratar manchas escuras

Ao aplicar tratamentos tópicos, os dermatologistas concordam que consistência e paciência são fundamentais. Pode levar semanas ou até meses antes de você começar a ver os resultados, e a pele de cada pessoa é diferenteOs retinóides, por exemplo, são úteis para muitos, mas podem ser irritantes. 

Pessoas com cor de pele mais escura são especialmente propensas à hiperpigmentação porque ela tem mais melanossomos, ou os “pacotes” que contêm a melanina química natural. Mesmo pequenos danos podem fazer com que esses pacotes “vazem” ou levem a uma superprodução de melanina, resultando em hiperpigmentação. Por essa razão, os tratamentos que causam inflamação podem, ironicamente, piorar a situação. 

Conheça o novo hidratante facial de Bruna Tavares no nosso site.

Não deixe de usar protetor solar

Por fim, lembre-se também: protetor solar não é negociável. Use um com pelo menos FPS 30 e óxidos de ferro. Reaplique a cada duas horas com exposição ao ar livre 365 dias por ano, independentemente do clima. Mesmo que o sol não seja o culpado pela sua hiperpigmentação, a exposição desprotegida pode agravar o problema ou neutralizar os efeitos do seu corretor de manchas escuras.

Importante: nada substitui um acompanhamento médico profissional, então, essas dicas são complementares ao seu tratamento prescrito por um dermatologista.

Então, se você gostou desse conteúdo, acesse a página inicial do nosso blog para informações, dicas e tudo sobre o mundo da beleza.

  • perfume hinode feminino mais cheiroso

    7 Perfumes Hinode Feminino Mais Cheiroso de 2024

  • marca de shampoo

    Top 15 Melhores Marcas de Shampoo de 2024

  • marcas de esmalte

    Top 17 Marcas de Esmalte em 2024

Deixe um comentário