Quando você ouve as palavras “mucina de caracol”, você imagina um caracol viscoso e pegajoso ou sua mente vai direto para os cuidados com a pele? pois bem, qualquer umas dessas duas formas, você estaria certo. Esse ingrediente, também conhecido como filtrado de secreção de caracol, é uma substância que é excretada dos caracóis e depois usada para formular todos os séruns, essências, hidratantes e cremes para a pele que você vê nas mídias sociais.
Muito popular da roina K-beauty, a mucina de caracol tem sido um ingrediente badalado há algum tempo, mas o hype permaneceu praticamente consistente.
Então, se você ficou interessada nesse ingrediente um tanto exótico e tudo que ele pode fazer pela sua pele, continua por aqui e surpreenda-se.
O que é mucina de caracol?
Não deve ser confundido com slugging, outra tendência de cuidados com a pele K-beauty que envolve cobrir o rosto com uma fina camada de um hidratante oclusivo para ajudar a reparar a barreira da pele, a mucina de caracol envolve caracóis reais. Ela é um fluido espesso com uma textura viscosa que é liberada de um caracol quando é agitado. O objetivo do fluido para o caracol é um meio de se proteger.
Dessa forma, precisamos constatar: a mucina de caracol definitivamente não é vegana. Se você preferir uma versão vegana de desse ingrediente, opte por glicerina, glicoproteínas, glicosaminoglicanos hidrolisados, ácido hialurônico ou hialuronato de sódio para um efeito semelhante.
Leia também nosso artigo com a análise do melhor perfume feminino eudora.
O que a mucina de caracol faz pela pele?
Não há pesquisas superagressivas por trás da mucina de caracol, mas ela contém elementos que devem ajudar a pele. Diz-se que contém ácido hialurônico, alantoína, antioxidantes, zinco, manganês, glicosaminoglicanos, fatores de crescimento, todas as coisas boas para hidratar, preencher e acalmar a pele e construir colágeno.
Dessa forma, esse ingrediente tem sido usada para fins hidratantes, antienvelhecimento (como melhorar rugas e textura da pele) e cicatrização de feridas. O que nos leva à sua próxima pergunta:
Esse ingrediente realmente funciona?
Não é que ela funcione ou não, é apenas que não tem muitos dados para apoiar as evidências anedóticas. Por mais convincentes que sejam as promessas, depoimentos e fotos de antes e depois, o dermatologista certificado pelo conselho Daniel Sugai, MD, destaca o quão limitada é a pesquisa, então, você sabe, tenha isso em mente ao ler tudo que sai por aí.
Esse ingrediente é a mesma coisa que ácido hialurônico?
Como mencionado anteriormente, se você não gosta da ideia de usar mucina de caracol, o ácido hialurônico é uma alternativa bem estudada que vale a pena pesquisar, mas não é a mesma coisa.
Posso misturá-la com retinol?
Como a pesquisa ainda é tão limitada, é difícil dizer quais outros ingredientes ou produtos funcionam bem com ele e o que não funciona.
Por fim, embora a mucina de caracol não tenha pesquisa, os especialistas dizem que é muito bem tolerada, então experimente, se desejar.
Ela não deve necessariamente ser parte da base de sua rotina de cuidados com a pele, mas uma vez que você tenha seu limpador, hidratante e protetor solar, seguido por mais extras baseados em evidências, como um retinóide ou vitamina C, você pode considerar adicionar mucina para a programação, também.
E então, teria coragem de usar esse ingrediente?
Conheça os tipos de extensões de cílios para atualizar seus cílios naturais.