Guia das cutículas: 10 dicas de como cuidar delas corretamente

Se você é o tipo de pessoa que ama uma unha bem feita, com as cutículas bem aparadas, saiba que existem regras importantes a serem seguidas na hora da sua manicure.

Eu conheço muita gente, inclusive podia me incluir nesse meio, que ama tirar a cutícula bem fundinha, deixar aquele estilo com bastante espaço da unha.

Antigamente eu achava piamente que quanto mais tirar as cutículas melhor, contudo, a realidade é totalmente oposta.

Então, trouxemos esse artigo com 10 dicas super importantes que você que ama retirar essas pelinhas em excesso precisa e deve saber.

O que é uma cutícula?

A cutícula é, na verdade, uma camada de pele clara e morta que fica ao redor da unha. Ela atua como um selante protetor contra bactérias que podem causar estragos na unha. 

Confira inspirações de Nail art minimalista com desenhos de triângulos.

É seguro cortar as cutículas?

Bem, sim e não. As cutículas têm um propósito (ou seja, proteger suas unhas em crescimento dos elementos), então você não quer retirá-las inteiramente de suas unhas, caso contrário, os agressores podem entrar furtivamente e você corre o risco de infecção.

Dessa forma, você pode cortar o excesso de pele seca e morta pendurada nas cutículas.

10 dicas para cuidar das suas cutículas

Os especialistas concordam: em vez de cortar todas as peles (e arriscar ir muito longe na vedação necessária), você pode tomar medidas para manter essas cutículas hidratadas e saudáveis ​​e evitar que elas se desfiem em primeiro lugar.

1. Não puxe nem morda! 

Semelhante a cortar muito perto da base, puxar ou morder as peles só pode causar mais danos e pontas inchadas. Se você costuma roer as unhas ou catar cutículas, pode ser difícil largar o hábito mas tente.

2. Use óleo de cutícula. 

Para manter as cutículas hidratadas (evitando assim desfiados), adicione um óleo de cutícula à sua rotina diária: muitas opções incluem ácidos graxos e vitaminas que nutrem as unhas e preenchem as microfissuras da pele ao redor. 

Usar óleo de cutícula diariamente é suficiente para manter as unhas saudáveis, mas você pode usar até três vezes ao dia se suas peles estiverem especialmente desidratadas.

Descubra no nosso site se o creme nivea antissinais é bom.

3. Tome um suplemento saudável para as unhas. 

Às vezes, o melhor método para unhas hidratadas e lisas é fazer uso de suplementos. Ou seja, suas unhas são estruturalmente feitas de queratina, portanto, obter o preenchimento de aminoácidos construtores de queratina pode apoiar o crescimento da cutícula e mantê-la forte. 

Dessa, consulte seu médico para que ele recomende uma suplementação adequada com suplementos como, por exemplo, biotina e colágeno.

4. Empurre as cutículas para trás. 

Assim como você quer evitar cortar demais a cutícula, você também quer evitar que cresçam demais. Quando a cutícula fica grossa e cresce demais na unha, é difícil empurrar para trás.

Uma ótima dica é empurrá-los suavemente para trás a cada dois dias depois de sair do banho, com um empurrador de cutícula.

5. Não deixe de molho. 

Enquanto a água pode amolecer as unhas e tornar mais fácil empurrar as cutículas, uma longa imersão pode fazer com que as unhas se expandam e contraiam, o que pode torná-las quebradiças e secas ao longo do tempo e levar a desgastes. 

(Também pode fazer com que o esmalte lasque prematuramente, sem mencionar que a temperatura da água quente pode retirar da pele seus óleos e lipídios naturais, o que também pode contribuir para cutículas ressecadas. 

É especialmente importante não encharcar logo antes de aparar as cutículas, pois isso expandirá o tecido ao redor da unha, o que pode levar ao corte excessivo. 

6. Use luvas durante a limpeza.

Um banho de água sozinho pode secar as cutículas, mas mesmo os sabonetes e sprays de limpeza mais naturais podem conter ingredientes extra-secantes, como vinagre e limão, que podem causar cutículas rachadas e escamosas. 

Para protegê-las, muitos especialistas recomendam investir em um conjunto de luvas para trabalhos manuais ou domésticos. 

7. Hidrate após cada lavagem.

Lavar as mãos regularmente é uma obrigação, especialmente agora, mas sem os devidos cuidados, pode eliminar a umidade da pele. 

É por isso que é essencial hidratar o mais rápido possível para restaurar esses lipídios e estimular o crescimento de bactérias saudáveis.

8. Fique atento aos seus produtos de polimento. 

Para apoiar a unha e a pele ao redor, certifique-se de que os esmaltes que você usa (camadas de base, cores e camadas superiores) contêm ingredientes nutritivos e condicionadores, em vez de produtos químicos nocivos.

Isso também inclui removedores de esmalte: fique longe de removedores 100% acetona (que podem ressecar as unhas) e tente encontrar opções que contenham ingredientes hidratantes, como um removedor à base de soja – eles podem dissolver efetivamente o esmalte e, ao mesmo tempo, fortalecer a unha. e eles normalmente são bombeados com outras vitaminas e ingredientes hidratantes. 

9. Prenda as unhas com cuidado. 

Digamos que você tenha um pedaço de pele retorcida, irregular e dolorido, devido ao excesso de pele morta ao máximo, muitas vezes piorado ao puxar ou cutucar. 

Você pode ficar tentado a apenas arrancá-lo, mas isso só leva a dedos inchados e doloridos. 

Em vez disso, depois de suavizar a área com óleo de cutícula ou creme para as mãos, use um alicate aparar suavemente o excesso de pele. 

10. Comprometa-se com a manutenção mensal. 

Como as cutículas crescidas podem causar uma série de problemas, você deve praticar a higiene regular das unhas, como por exemplo: limpeza, lixamento e corte. 

Sem treinamento adequado, porém, é difícil cortar as cutículas de forma segura e correta. Se você puder, consulte um profissional que possa aparar o excesso de pele para que eles permaneçam saudáveis .

Dessa forma, você terá unhas lindas e saudáveis por muito mais tempo, então, vale a pena seguir essas dicas.

Deixe um comentário