Não há nada mais desconfortável do que “flocos de neve” no cabelo. A coceira e irritação no couro cabeludo também representam um grande desconforto para quem sofre desse problema. Mas afinal, como se livrar da caspa? Quais são os melhores tratamentos?
Para saber a resposta para essas e outras perguntas, continue lendo este artigo e confira nossas dicas de como se livrar da caspa .
O que é caspa?
A caspa nada mais é do que a dermatite seborreica (causada pelo excesso de trabalho das glândulas sebáceas) que acomete o couro cabeludo de um grupo de pessoas predispostas à doença, principalmente com idade entre 20 e 50 anos e com tendência a cabelos oleosos. O que ocorre é uma descamação da pele do couro cabeludo, que se torna visível para a pele morta por causa do contraste com a cor do cabelo.
Outra possível manifestação da caspa é através de um fungo de origem natural, chamado Malassezia, que é encontrado no couro cabeludo de praticamente todo mundo. Esse fungo se alimenta de sua oleosidade natural e alguns produtos capilares com ácidos podem causar irritação no couro cabeludo.
A dermatite seborreica não é contagiosa e geralmente é considerada a forma mais grave de caspa.
Confira o que é porosidade capilar e quais são os cuidados.
Causas da caspa
A caspa tem uma causa genética e pode afetar vários membros da mesma família. Ainda, geralmente se desenvolve influenciando outros fatores, como clima, estresse e alimentação inadequada (com consumo excessivo de açúcares, frituras e carboidratos refinados) além do consumo de bebidas alcoólicas.
Além disso, outros fatores podem desencadear o problema, como:
-Aumento da oleosidade no couro cabeludo
-Estresse emocional
-Dermatite seborreica em outras regiões do corpo
-Alterações hormonais
-Uso excessivo de xampu
-Clima seco ou frio ou mudanças bruscas de temperatura
-Falta de higiene no couro cabeludo
-Use bastante mousse ou gel no cabelo, como é o caso dos fios cacheados
-Presença de eczema (inflamação) em outras partes do corpo
-Psoríase
-Alergia a shampoos ou outros cosméticos
Veja as razões da falta de melanina no seu cabelo e o que causa.
Sintomas
O primeiro sintoma da caspa é o aparecimento de pequenos fragmentos de pele morta na superfície do cabelo, o chamado efeito “flocos de neve”. Além disso, também podem surgir coceiras e irritações, que podem variar de pessoa para pessoa e dependendo do estágio do problema.
Em casos mais graves, a coceira e a irritação podem ser intensas, fazendo com que a descamação aumente e os pedaços de pele caiam sobre os ombros. Além disso, há casos de pessoas que coçam tanto a cabeça que causam inflamações e feridas no couro cabeludo.
Se você tem cabelos oleosos ou pessoas da família que sofrem com esse problema, a dica é ficar de olho para diagnosticar precocemente. Verifique seu couro cabeludo com frequência no espelho e, ao notar qualquer sinal de caspa, procure um dermatologista.
Como se livrar da caspa?
Não existe tratamento para a cura definitiva da dermatite seborreica. Ainda assim, existem medicamentos específicos para a pele e couro cabeludo capazes de controlar os sintomas. Entre os mais conhecidos estão:
- Sulfeto de selênio
- Piritiona de zinco
- Corticosteróides
- Cetoconazol
- Ácido alfa-hidróxido (AHA)
Podem ser usados em xampus, condicionadores ou tônicos capilares, com resultados muito positivos no controle da caspa. Mas, como medidas paliativas, podemos citar algumas dicas:
Evite Coçar
Tente resistir a coçar a cabeça, pois as unhas podem machucar o couro cabeludo. Se isso acontecer, interrompa qualquer shampoo medicinal e comece a usar um mais suave, como infantil, ou sem sulfato, até que as feridas cicatrizem.
Massagem Capilar
Para ativar a circulação no couro cabeludo, uma opção é a massagem capilar. Para fazer isso, pressione-o com a ponta dos dedos. Você pode fazer esta massagem com óleos vegetais, de coco, jojoba e óleo de rícino são ótimos para a caspa.
Higiene do cabelo
Um dos cuidados básicos para pessoas com caspa é reforçar ainda mais a higiene. As pessoas não podem deixar de lavar os cabelos periodicamente, pois a higiene capilar é realmente essencial. A lavagem contribui significativamente para a remoção de agentes poluentes como poeira e elimina a oleosidade excessiva.
Elimine o suor
Após exercícios físicos ou atividades que causem sudorese, lave a cabeça. O suor irrita o couro cabeludo e acelera a descamação das células da pele.
Analisamos os melhores shampoos neutro do mercado para você.
Dieta é essencial
Outra dica importante é seguir uma alimentação mais saudável. Dessa forma, adquirir hábitos alimentares saudáveis melhora o problema da caspa.
Assim, incluir frutas, verduras, proteínas, gorduras saudáveis e evitar o excesso de açúcar ajuda o corpo a ficar mais saudável e contribui para melhorar o problema. Uma alimentação balanceada é uma grande aliada, pois a caspa também está relacionada à desnutrição e distúrbios digestivos.
Banho de sol
O sol também é considerado um grande aliado. Tem uma ação anti-inflamatória essencial que ajuda a diminuir o trabalho das glândulas sebáceas e, portanto, combate a caspa.
Loções
Algumas loções com efeito anti-inflamatório também podem ajudar a acabar com esse problema. No entanto, elas só devem ser usadas se os shampoos não derem bons resultados.
Antifúngicos
Em alguns casos, é recomendado o uso de antifúngicos, como o Cetoconazol. O fato é que as condições do couro cabeludo quando há caspa são propícias ao acúmulo de fungos e sua proliferação.
Fotobiomodulação
É um tratamento a laser com ação anti-inflamatória e à base de iodo que ajuda a evitar o trabalho excessivo das glândulas sebáceas. Esta alternativa de tratamento pode aliviar a caspa com eficiência.
Injeções
Em casos mais graves, os pacientes podem ter que se submeter a tratamentos internos, tomando injeções de corticosteróides para aliviar o problema e deixar o couro cabeludo mais saudável.
Por fim, essas são algumas das soluções de como se livrar da caspa para adotar no dia a dia para minimizar ou até mesmo acabar com esse problema.
Quer descobrir os melhores produtos para o seu tipo de cabelo? Acesse os artigos do nosso blog na área de CABELOS. Não se esqueça de nos visitar no Instagram e Pinterest @PORTALESTETICAEBELEZA.
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos clicando nos ícones abaixo!