Como usar o baking na maquiagem para uma base que dura o dia todo

Você já sabe como contornar e destacar o seu rosto, mas uma técnica que realmente vai melhorar seu jogo de maquiagem, especialmente se você tiver pele oleosa, é o famoso Baking.

Para relembrar, “baking” é uma técnica e termo que tem sido usado na comunidade drag há anos e refere-se a deixar uma espessa camada de pó solto em sua pele por 5 a 10 minutos, para que o calor do seu corpo possa definir ou “selar” sua base e corretivo por baixo. Isso deixará você com a maquiagem perfeita e sem rugas ou linhas marcadas.

Como essa técnica requer uma quantidade alarmante de pó no rosto, você pode ficar um pouco intimidado em tentar, mas não se preocupe! Com as dicas certas, até mesmo um iniciante pode usar em sua maquiagem e torná-la profissional. 

Por isso, trouxemos essa técnica em algumas etapas simples. Mas primeiro, vamos passar por alguns conceitos básicos dela.

Veja quais são as maquiagens nacionais, que são tão boas quanto as gringas.

O baking na maquiagem é necessário?

Se você é alguém que usa um pouco de corretivo aqui e ali e geralmente pula os produtos de cobertura total, então não, o baking não é para você. Mas, para todos aqueles que usam maquiagem mais pesada e querem que sua base permaneça à prova de transferência, de movimento, de vincos e à prova de suor durante todo o dia, essa técnica é um passo superexcelente.

O que posso usar para fazer o baking na minha maquiagem?

Um pó fino, translúcido e solto se mistura muito facilmente à pele e, por esse motivo, funcionaria melhor para essa técnica. Não tente substituí-lo por pó compacto (muito pesado) ou um pó HD. O objetivo é fazer com que sua maquiagem pareça perfeita e filtrada, não óbvia e grudenta, então quanto mais leve o pó, melhor. Para aplic-a-lo, você precisará de uma esponja de maquiagem úmida, junto com um pincel de maquiagem em pó fofo para varrer suavemente depois.

Analisamos também o hidratante para pele oleosa ideal para você.

Fazer antes ou depois da base?

Como o baking tem tudo a ver com fazer sua maquiagem por baixo durar mais, você definitivamente vai querer fazer isso depois de aplicar sua base e corretivo.

Passo a passo para fazer o baking corretamente

Vamos percorrer cada passo juntos, certo? Veja como obter uma pele que parece que você realmente colocou um filtro do Instagram sobre ela:

Passo 1: creme para os olhos

Aplique um creme hidratante para os olhos antes de começar a se maquiar. É sempre importante ter uma área dos olhos lisa e hidratada para enchê-la e minimizar a aparência de linhas finas ou rugas, mas é especialmente importante para aqueles com pele seca para evitar um enrugamento sob os olhos.

Analisamos as melhores bases líquidas para você no nosso artigo.

Passo 2: passe a base e o corretivo

Depois de passar a base, passe uma camada grossa de corretivo líquido sob os olhos, você vai precisar, eu prometo. Em seguida, misture com uma esponja de maquiagem úmida.

Passo 3: corretivo para iluminar

Neste ponto, você pode estar pensando: isso é uma tonelada de maquiagem, e sim, é. Portanto, você pode pular esta etapa e ainda obter resultados incríveis, mas para um poder duradouro e iluminado, use um corretivo 2 tons mais claros para iluminar. Não se esqueça de misturar e alisar tudo. Você quer ter certeza de não ter absolutamente nenhum vincos antes de aplicar o pó em cima.

Leia também nosso artigo com o perfume feminino nacional preferido de todos.

Passo 4: pó translúcido

Pegue um pincel de pó fofo e espalhe uma leve camada de pó translúcido sobre todo o corretivo que você acabou de colocar. Isso definirá sua maquiagem e a preparará para o baking na próxima etapa.

Passo 5: capriche no baking

Agora, é hora da técnica. Molhe uma esponja de maquiagem em forma de pizza com spray fixador e, em seguida, mergulhe no pó. Carimbe o produto generosamente sobre a área onde você acabou de aplicar o corretivo. Se parece que você rolou o rosto na farinha de trigo, você está fazendo certo.

Deixe por 5 a 10 minutos para que o pó tenha tempo de sobra para absorver o excesso de óleo e “selar” a maquiagem por baixo. Para acertar o tempo, aplique o pó antes de passar para a maquiagem dos olhos. Bônus: o pó solto também ajudará a capturar a queda da sombra, para que você possa varrê-la facilmente sem manchar a área sob os olhos.

Venha conferir 12 opções de maquiagem de formatura para se inspirar.  

Passo 6: dê o polimento com pincel

Por fim, agora é hora de varrer tudo. Neste ponto, você pode usar o mesmo pincel de pó macio para varrer o pó ou você pode tentar o truque deste YouTuber: passe o pincel em um pó compacto de sua cor primeiro e depois varra na área do baking. Essa técnica permitirá que você adicione um pouco mais de cobertura enquanto tira o excesso de pó solto.

E então, a sua base está pronta para durar mais mais tempo que o normal, sem transferir ou derreter!

Deixe um comentário