Como fazer hidratação para cabelos crespos lindos e saudáveis

Se você está buscando como fazer hidratação para cabelos crespos, trouxemos neste artigo as melhores dicas para você cuidar dos seus fios encaracolados.

O cabelo crespo tem uma forma irregular com depressões e elevações e por conta disso sofre com frizz e ressecamento. Por isso, a melhor forma de cuidá-los é descobrir fazendo uma boa rotina de cuidados capilares.

Aquelas que abraçam seus cachos entendem que navegar pelo frizz e pelo ressecamento é essencial para alcançar a definição desejada dos cachos. 

Enquanto o cabelo seco pode ser corrigido, o frizz é um elemento de assinatura do cabelo encaracolado e a seguir vamos te mostrar a como fazer a melhor hidratação para seus fios crespos. Confira.

Como funciona o cabelo crespo?

O cabelo encaracolado, comumente referido como cabelo afro-texturizado ou crespo, é naturalmente muito seco e de textura esponjosa e pode ser macio e fino ou grosso e em corda. Os fios formam pequenos cachos em zigue-zague muito apertados desde o couro cabeludo e são propensos a um grande encolhimento.

Esse tipo de fio é dividido no grupo 4 e subdividido em a, b e c e cada um possui aspectos distintos e, consequentemente, exige cuidados e finalização diferentes.

Tipo 4A

Pessoas com cabelo tipo 4A têm fios densos e elásticos com padrão S que têm aproximadamente a mesma circunferência de uma agulha de crochê. Um creme para cachos com um hidratante sem enxágue é essencial para adicionar mais umidade ao estilo diário de lavar e usar. 

Megan Thee Stallion /Instagram

Tipo 4B

Os fios 4B são densamente compactados e podem dobrar em ângulos agudos como a letra Z e podem ser moldado de muitas maneiras diferentes. Esse tipo de cabelo é mais grosso e são ótimos para enrolar, deixando os fios super definidos.

Teyonah Parris /Instagram

Tipo 4C

As texturas 4C são semelhantes às texturas 4B, mas os fios bem enrolados são mais frágeis e têm um padrão em ziguezague muito apertado que às vezes é imperceptível aos olhos. Esse tipo de cabelo sofre a maior quantidade de encolhimento, cerca de 75% ou mais, do que as outras texturas. 

Como o encolhimento e a secura são as principais preocupações desse tipo, use uma quantidade generosa de hidratante sem enxágue, como para maximizar o comprimento desses fios. O óleo de rícino também é um ótimo hidratante e selante para essa textura muito seca.

Imagens Getty

Hidratação para cabelos crespos

Cabelos crespos tendem a ser mais secos por conta de sua curvatura, pois os óleos naturais vindos do couro cabeludo não conseguem chegar até a ponta do cabelo.

Além disso, fatores como a textura ou a porosidade do cabelo, os níveis de proteína e até mesmo o ambiente em que você vive podem afetar drasticamente a quantidade de umidade que seu cabelo precisa.

Por isso, intensificar os cuidados capilares é a única forma de manter seu cabelo crespo mais saudável e bonito. A seguir, trouxemos algumas receitas para você experimentar.

Escolhemos para você no nosso site o melhor creme para cabelo crespo.

Experimente uma máscara de cabelo de abacate

Para um tratamento hidratante e fortalecedor totalmente natural, aplique a seguinte máscara mensalmente:

Ingredientes:

  • 1/2 abacate
  • Uma colher de sopa de mel
  • 1 ovo inteiro
  • 3 gotas de óleo de alecrim

Instruções:

Combine os ingredientes e aplique uniformemente no cabelo. Deixe em 15-20 minutos antes de lavar.

O abacate e o mel são usados ​​porque hidratam os cabelos e a medida do mel depende de quão seco está o seu cabelo, então se você estiver se sentindo muito seco, vá para a dose mais alta de mel. O óleo de alecrim é um bônus adicional, pois ajuda a estimular o crescimento do cabelo.

Veja nossas idéias de cabelo preto com mechas azuis para você copiar.

Condicione profundamente seu cabelo semanalmente

A hidratação é uma maneira garantida de tratar o ressecamento e controlar o frizz. Cabelos secos são causados ​​pela falta de umidade e o frizz geralmente é resultado de cabelos secos. Fios ressecados ou desidratados levam a mais quebra devido à falta de elasticidade nos fios. 

Dessa forma, o condicionamento profundo semanal ou quinzenalmente é uma ótima maneira de trazer a umidade de volta ao cabelo. Existem máscara hidratantes projetadas para tratar todos os tipos de preocupações específicas do cabelo, como cabelos tingidos e finos.

Use produtos que contenham proteínas

A proteína é um excelente remédio para restaurar seu padrão de cachos. Você não apenas estará ajudando seu padrão, mas também estará recebendo alguns nutrientes saudáveis ​​e naturais para brilho, crescimento e força. Você precisará do seguinte para este remédio natural.

Use o vapor para potencializar a sua hidratação

Dependendo da porosidade do seu cabelo, você pode ter problemas para hidratar adequadamente os fios. Por isso, para conseguir que a hidratação seja potencializada, você pode usar vapor, para estimular a abertura das escamas da camada de cutícula, o que permite que a umidade entre.

Para vaporizar o cabelo em casa, aplique o condicionador nos cabelos recém-lavados. Em seguida, cubra o cabelo com uma touca de banho e enrole com uma toalha úmida quente. O vapor vai abrir as escamas da camada de cutícula do seu cabelo, permitindo que o condicionador seja absorvido.

Aplique umectantes para selar a umidade

Para quem tem cabelo com porosidade elevada, o problema não é tanto ganhar humidade, mas sim mantê-la. Existem muitos umectantes naturais que podem ser aplicados ao cabelo para selar a umidade adquirida ao molhar o cabelo. Os umectantes naturais incluem:

  • Mel
  • Aloe Vera
  • Glicerina

Por fim, com os cuidados e os estilos certos, você pode adicionar umidade, volume e textura ao cabelo crespo e deixá-los mais bonitos e saudáveis.

Leia nosso post com o melhor shampoo para cabelos tingidos de preto do mercado.

Deixe um comentário