Cabelo com química: como escolher o shampoo ideal?

Quando o assunto é shampoo, você sabe escolher o melhor para seu cabelo com química? Melhor ainda, você sabia que os cabelos com e sem processos químicos devem ser tratados de forma diferentes?

Pois então, se você costuma fazer mechas, coloração, alisamento ou apenas tem um cabelo natural, saiba que não é qualquer shampoo que irá atender às necessidades dos seus fios.

É preciso saber que o cabelo é tratado quimicamente necessita de reposição de nutrientes perdidos durante os processos. 

Por isso, confira abaixo qual o tipo de shampoo é ideal para seu cabelo, seja ele com química ou natural.

Cabelo com química de alisamento

Os cabelos tingidos ou alisados ​​merecem atenção especial na escolha do shampoo. Os shampoos devem ser formulados com ceramidas e queratina para fortalecer o cabelo e pantenol para reduzir o impacto da química do alisamento na delicada saúde da pele do couro cabeludo.

A nutrição também é essencial nesses casos. É bom adicionar vitaminas, como B5, para ajudar a hidratar e recuperar os cabelos que foram danificados pelo processo químico. 

Também é importante usar shampoos com pH mais ácido (abaixo de 7), pois permitem que a cutícula do cabelo fique selada, mantendo o tratamento por mais tempo.

Aprenda a como estilizar os cachos sem que eles fiquem com aspecto seco.

Cabelo tingido

Quando o cabelo sofre descoloração ou coloração capilar, é preciso escolher muito bem o shampoo. Para manter a cor, você não pode usar shampoos abrasivos, porque a cor vai desbotar rapidamente. 

Esses tipos de shampoos tornam o cabelo mais oleoso. Eles também deixam o cabelo seco, danificando-o. Os pHs mais ácidos também são mais adequados.

Além disso, a cor escolhida requer cuidados especiais. Quem tem cabelo ruivo nunca deve usar shampoos verdes, que neutralizam o vermelho e podem descolorir os tingimentos. 

Já os cabelos loiros requerem produtos sem tinturas para evitar o depósito dessas substâncias nos cabelos.

Cabelo com cor natural

Se você tem cabelo ruivo, castanho ou preto natural, não precisa se preocupar com shampoo específicos para sua cor. Mas o cabelo loiro precisa de mais cuidados. 

Esse tipo de cabelo é muito claro. Tende a acumular mais resíduos de poluição, cigarros e corantes condicionadores e perder a cor da luz natural.

Nesses casos, produtos específicos são necessários. O extrato de seda do milho, por exemplo, é uma substância específica para remover resíduos e corantes escuros dos fios.

Por fim, se você tem algum processo químico nos seus fios, vale a pena começar a usar não é shampoo, mas todos os produtos voltados para as necessidades dos seus fios.

Dessa forma, seu cabelo ficará mais saudável e bonito.

Leia nossa resenha argila rosa ruby rose e descubra se realmente é bom.

Deixe um comentário